quinta-feira, 16 de maio de 2013


PLANO DE AULA

             Aula sobre a vida de Fernando Pessoa para posterior introdução à obra do autor.

Rápida introdução sobre quem é Fernando Pessoa e citação de algumas poucas obras, mais famosas, utilizando a seguir o texto Nota Biográficas de 30 de março de 1935, o qual será distribuído aos alunos.
Após a leitura, discutir cada informação da Nota Biográfica, acrescentando histórias e mais curiosidades a respeito de sua vida. Leitura de uma ou duas poesias para que os alunos possam ter um primeiro contato com a forma de expressão.
Visita virtual orientada a Casa Fernando Pessoa, museu de Lisboa, que possui um website rico em informações a respeito de sua vida e obra, através de slides ou conexão com a internet em sala.
Pedir aos alunos que escrevam sobre suas primeiras impressões a respeito do autor, citando os fatos que mais chamaram a atenção, além de um resumo sobre o que é a Casa Fernando Pessoa e sua importância na preservação e divulgação de sua obra.
Objetivo – Apresentar o autor aos alunos para introduzir a literatura em Língua Portuguesa, despertando o interesse e o gosto pela leitura.
Duração das Atividades – Duas aulas.
Resultados esperados – Despertar o interesse nos alunos para que possam seguir pesquisando e lendo o autor fora da escola.



Um comentário: